Seja bem vindo! Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

paiva@camarapiracicaba.sp.gov.br

Facebook - Paiva Twitter - Paiva Youtube - Paiva
|25/01/2017|PT recebe desfiliação de ex-vereador Paiva

A diferença de visões quanto à condução do Partido retirou o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região da legenda pela qual foi vereador por dois mandatos

 

“Milito desde o movimento estudantil. Nós tínhamos um sonho: construir um novo tecido político e social. A autocrítica é indispensável. Saio do PT que temos hoje, porém, o PT que sonhamos e ajudamos a construir jamais sairá de mim!”. A fala do presidente do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), José Antonio Fernandes Paiva, justificou ontem (23) seu pedido de desfiliação do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). Durante oito anos, Paiva foi uma das lideranças mais representativas da legenda na cidade.

Segundo o sindicalista, o partido possui um papel extraordinário na construção da sociedade brasileira, principalmente com as minorias e a população de baixa renda, mas nos últimos anos surgiram divergências quanto à sua condução, em nível local e nacional.“ O sentimento de que as  pequenas agremiações  do  interior  do Estado  não  têm  reverberados  seus  posicionamentos  críticos  e  tampouco  sua  força  de  mobilização e luta, foi gerando em mim, e naqueles que se enfileiraram nas trincheiras de luta, seguidas frustrações”, comentou.

Com 1.812 votos, Paiva foi o 17º vereador mais votado da cidade de Piracicaba em 2016, mas sua reeleição ao Legislativo não foi alcançada por conta do coeficiente eleitoral da sua coligação, que não atingiu o mínimo estipulado. “Não abandonaria o Partido dos Trabalhadores antes das eleições por conveniência. Eu acredito em projetos, ideologias. É preciso acabar com a ideia de que partido político são agentes únicos de lutas sociais”, comentou o sindicalista.

Segundo ele, outro aspecto que norteou a decisão foi o distanciamento do PT da realidade da cidade, dos setores e grupos que, ao longo de sua história foram suporte para a construção de uma sociedade democrática e com mais justiça social. “Sentimos desrespeito e desvalorização do grupo que comanda o partido na cidade. Não fomos valorizados por um mandato que durante oito anos foi um dos mais atuantes da cidade”, defendeu.

Em sua primeira eleição pelo PT, em 2008, com 2261 votos, Paiva foi o único vereador da legenda diante de uma base de 15 vereadores governistas. Em 2012, reeleito, foi líder do Partido na Câmara, ocupando em todas as sessões ordinárias o papel de defesa do projeto para a retirada de milhões de pessoas da miserabilidade.

Atuação

Focado na defesa dos trabalhadores e dos menos favorecidos, os dois mandatos do ex-vereador José Antonio Fernandes Paiva reuniram mais de 10 mil iniciativas parlamentares. Uma das principais lutas durante os oito anos do legislativo foi a busca por políticas públicas que defendessem a mulher, principalmente vítima de violência doméstica. Desde 2012, Paiva vinha cobrando a reativação do Centro de Referência à Mulher Vítima de Referência. Em fevereiro de 2016, o centro foi retomado, mas sem a estrutura necessária para atender adequadamente.

Por conta da sua liderança sindical como presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, Paiva teve uma forte atuação na legislação relacionada ao setor financeiro. São de sua autoria os projetos de Lei de isolamento visual entre caixas e fila de espera, instalação de guarda-volumes nas agências, caixas-eletrônicos com altura reduzida e para deficientes visuais, cadeiras de rodas nas agências, câmeras externas aos bancos, proibição do uso de telefones celulares nas agências e presença de seguranças em áreas de caixas-eletrônicos.            

Em defesa dos trabalhadores, Paiva lutou contra a retirada de Direitos Trabalhistas da CLT e contra a demissão dos funcionários e professores da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba). Além da realização de uma Audiência Pública que discutiu o desemprego em Piracicaba, o ex-vereador criou na Câmara de Vereadores de Piracicaba o Dia do Trabalhador Doméstico, do Comerciário, do Bancário, do Motorista, do Vigilante e do Servidor Público. Segundo o sindicalista, as solenidades eram formas de homenagear trabalhadores que lutam, diariamente, para construir uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna. 

 

|Texto: Marina Mattus| - |Foto:  Fabrice Desmonts - MTB 22.946|

Voltar
Gabinete do Vereador José Antônio Fernandes Paiva
Rua São José, 547 - 3º Andar - Centro - CEP 13.400-330 - Piracicaba SP
Fone: (19) 3403.6517 | 3403.6518 E-mail: paiva@camarapiracicaba.sp.gov.br
Desenvolvido por
Imagenet