Seja bem vindo! Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

paiva@camarapiracicaba.sp.gov.br

Facebook - Paiva Twitter - Paiva Youtube - Paiva
|23/11/2016|Projeto de Lei de Paiva denomina Escola Municipal no bairro Vem Viver

Instituição que leva o nome de Haldrumont Nobre Ferraz, o Tiquinho, vai atendar 236 crianças de 0 a 5 anos

 “É um momento ímpar na minha vida, mais do que isso, é um momento de merecimento por tudo que ele representou em sua vida, não só para os filhos, mas também para os familiares, companheiros de trabalho, mais necessitados e os desvalidos”. A fala da funcionária pública aposentada, Irene Ferraz, marcou a denominação da Escola Municipal Infantil, no bairro Vem Viver, que leva o nome do seu pai, Haldrumont Nobre Ferraz, o ‘Tiquinho’. 

A inauguração da instituição aconteceu na tarde da última sexta-feira (18). O Projeto de Lei 226/2015, que denomina o prédio, é uma iniciativa do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT). Para o parlamentar, a propositura teve como objetivo homenagear o professor piracicabano que foi integrante e presidente da Academia Piracicaba de Letras. “A denominação é uma forma de mantermos o nome de um cidadão que fez parte da história de Piracicaba e que levou o nome da cidade por todo o Brasil”, comentou.

A ideia de homenagear Ferraz surgiu por conta de um pedido da família, que tinha o sonho de ver seu nome imortalizado. “Morávamos na mesma rua, depois estreitamos a relação por conta do seu genro Edson Genaro, que era bancário, a família nos relatou o sonho de ver o nome do ‘Tiquinho’ imortalizado em um espaço público da cidade. Por todo seu papel educacional na cidade a denominação precisava ser de uma Escola Municipal”, explicou Paiva.

Com 12 salas de aula, a Escola Municipal vai atender 236 crianças de 0 a cinco anos, em período integral e parcial. Com investimento municipal de R$ 2 milhões e 900 mil reais, a instituição conta com 53 funcionários. Para a secretária de Educação, Ângela Correa, a educação é a única forma de mudar o quadro de desigualdade e o ciclo de pobreza que caracteriza a evolução brasileira. “É construindo escolas que damos oportunidades para todos e formamos cidadãos de bens”, defendeu a secretária.

Segundo o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), cada criança que estuda na rede pública gera, em médica, um custo de R$ 10 mil reais por ano. Esse custo é alto pois construímos nossas escolas com o que há de melhor e ensinamos os nossos alunos com profissionais gabaritados. Muito mais do que ensinar, os professores das instituições dão as crianças algo primordial para a formação: carinho e afeto”, comentou o chefe do Executivo.

 

O homenageado

Nascido em 1927, o piracicabano Haldrumont Nobre Ferraz era professor de Letras e casado com Irene Carlet Ferraz. Durante sua vida, Ferraz atuou como analista de açúcar e álcool, gerente de vendas, distribuídos de carne, oficial de gabinete da Prefeitura de Piracicaba e do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e como vereador entre 1973 e 1976.

Autor de vários artigos em jornais locais sobre genealogia e linhagem familiar, o docente foi redator da Revista Literarte em Época e presidente da Academia Piracicabana de Letra. Ferraz integrou, também, a Academia Paulista de História, a Ordem dos Bandeirantes, a União Brasileira de Escritores, a Ordem Nacional dos Escritores, o Instituto Genealógico Brasileiro, a Sociedade Geográfica Brasileira, o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e o Clube dos Escritores de Piracicaba.

O piracicabano recebeu diversas homenagens no decorrer de sua vida. Ente elas, em 1969, o ‘Bicentenário’ pelos serviços prestados à causa do engrandecimento da terra piracicabana, o ‘Marechal Candido Mariano da Silva Ronson, em 1986, pelo trabalho desenvolvido no livro ‘Paulista Graças a Deus’. Em 1987, conquistou o Prêmio Clio da história, na categoria história biográfica. 

 

 

      

        

    

 

|Marina Mattus - Estagiária em Jornalismo|

Voltar
Gabinete do Vereador José Antônio Fernandes Paiva
Rua São José, 547 - 3º Andar - Centro - CEP 13.400-330 - Piracicaba SP
Fone: (19) 3403.6517 | 3403.6518 E-mail: paiva@camarapiracicaba.sp.gov.br
Desenvolvido por
Imagenet